Chegou uma das estações mais aguardadas por muitas pessoas, o verão. Seja para concluir uma obra, limpar o quintal, reformar a casa, ou até mesmo praticar atividades ao ar livre, ir à praia, balneários, Igarapés, nessa época do ano as pessoas ficam mais expostas ao sol. Mas que cuidados devemos tomar diante do astro rei? Qual o melhor horário de exposição ao sol? São questões que geralmente são dúvidas a cada estação mais quente do ano.

Para a dermatologista Carolina Talhari, durante o verão, deve-se redobrar os cuidados com o sol, evitando exposição entre 10h e 16h. Deve-se também cobrir as áreas expostas com roupas apropriadas como calça e camisa de manga comprida; na piscina e praia, o ideal é a utilização de blusas e chapéus com proteção solar, além do uso de óculos escuros. Nos dias mais quentes, a hidratação constante, assim como o uso de protetor solar com fator de proteção (FPS) 30 ou superior, são importantes.

Carolina Talhari alerta para os horários seguros de exposição ao sol. Entre 10 e 16 horas, a quantidade de radiação ultravioleta B, que provoca queimaduras, é maior. Portanto, exposição solar não é aconselhável nesse período. Sabe-se que em alguns dias, em Manaus, devido à proximidade da linha do Equador, mesmo antes das dez horas, já faz muito calor. Dessa forma, nesses dias, deve-se evitar exposição solar sem proteção antes das dez também.

A especialista aponta os perigos causados pelo sol quando se fica muito tempo exposto. O excesso de exposição solar pode causar vermelhidão, sensibilidade na pele e até queimaduras, com bolhas ou não. A longo prazo, pessoas que se expõem muito ao sol podem desenvolver câncer de pele de diferentes tipos, incluindo o melanoma, que é o tipo mais grave uma vez que pode causar metástases para outros órgãos, podendo, eventualmente, levar à morte. A exposição solar frequente e sem adequada proteção pode causar também envelhecimento precoce da pele, principalmente da face e colo.

Segundo a médica as pessoas com pele mais clara e olhos mais claros são mais vulneráveis aos danos causados pelo sol. Além de serem mais susceptíveis a queimaduras, essas pessoas tendem a desenvolver mais frequentemente alguns tipos de câncer de pele.

Deve-se lembrar que a exposição solar prolongada, frequente, sem adequada proteção e nas horas impróprias pode causar queimaduras, envelhecimento precoce da pele e, até mesmo, câncer de pele que, dependendo do tipo, pode eventualmente causar morte da pessoa.

Fonte: D24am