As plantas medicinais são muito utilizadas pela população por apresentarem efeitos terapêuticos. Saiba que para amenizar ansiedade e insônia você pode usar plantas que podem estar no seu quintal.

Em relação à ansiedade e insônia, o uso de algumas plantas medicinais pode trazer reais benefícios para esses transtornos.

Camomila

Os remédios naturais ajudam no combate de doenças
Os remédios naturais ajudam no combate de doenças | Foto: Reprodução

A queridinha para acalmar é a Camomila. Uma das plantas mais conhecidas e mais utilizadas na rotina, possui ação sobre a ansiedade e pode colaborar com a insônia, além de ajudar no sistema digestivo.

O recomendado é que se faça o uso de duas colheres de chá da flor seca em 250 ml de água, de três a quatro vezes durante o dia para combater os sintomas da ansiedade.

Capim-Santo

O capim santo é ótimo para combate à insônia e ansiedade
O capim santo é ótimo para combate à insônia e ansiedade | Foto: Reprodução

É bem comum achar esse tipo de planta, o Capim-limão ou Capim-Santo possui um aroma bem característico. Sua utilização na forma de chá, além de muito saborosa pode reduzir a ansiedade e colaborar com a insônia. O recomendado é fazer o chá da planta e ingerir pelo menos quatro vezes ao dia.

A aposentada Maria Henrique, de 75 anos, conta que não abre mão de ter o capim-santo no quintal de casa. “Sempre dá para fazer aquele chá quando eu não me sinto muito bem, ou então, substituir o café da tarde. É muito melhor”, recomendou a idosa.

Melissa

A Melissa pode te ajudar com as crises de ansiedade
A Melissa pode te ajudar com as crises de ansiedade | Foto: Reprodução

Poucos conhecem essa planta, mas além de ter efeito relaxante, o chá colabora com os sintomas de ansiedade e insônia. Recomenda-se uma colher de chá das folhas secas em 250 ml de água.

A planta já possui história. Na Grécia antiga era cultivada em jardins privados e praças. Os gregos atribuíam à planta a capacidade de fortalecer o cérebro e o coração.

Frutas

A maçã, embora não seja associada ao tema, quando consumida seca pode auxiliar nos transtornos da ansiedade, colaborando com a saciedade, ou seja, diminuído a vontade de comer.

O maracujá em suco possui benefícios terapêuticos. Para uso nos sintomas de ansiedade e insônia recomenda-se uma a duas gramas das folhas e o consumo de até  quatro vezes ao dia, em 250 ml de água.

Fonte: Em tempo