Silvio Berlusconi, o ex-primeiro-ministro da Itália, foi diagnosticado com Covid-19 nesta quarta-feira (2). Ele está isolado e trabalha de sua casa, na cidade de Arcore, no norte do país, de acordo com uma nota divulgada por sua equipe.

Berlusconi, de 83 anos, foi primeiro-ministro em quatro governos. Ele é sócio de canais de TV e jornais.

De acordo com a nota, ele vai contribuir para a campanha eleitoral de seu partido, o Forza Italia, nas eleições locais que acontecerão em setembro no país.

Trajetória de Berlusconi

Filho de um bancário milanês, Silvio Berlusconi nasceu em 29 de setembro de 1936. Seu primeiro emprego foi como assistente em barcos de cruzeiro, onde, ajudado por sua figura imponente, logo rouba a cena cantando e contando histórias engraçadas.

Após ter se formado em direito, ele se joga no mundo dos negócios. Começa então a ascensão de Berlusconi.

Mas foi sobretudo na televisão que a criatividade deste grande comunicador foi colocada em evidência. Para agradar ao grande público, nos anos 1980 seus canais se popularizam ao colocar em suas grades, por exemplo, programas com mulheres seminuas.

A holding da família Berlusconi, Fininvest, conta com três canais de televisão, jornais, a editora Mondadori.

Em 1994, ele se arriscou na política. Em algumas semanas, organizou o partido Forza Italia e venceu as eleições. Abandonado por seus aliados, seu governo se afunda ao final de sete meses. Em 2001, ele volta ao poder, onde fica até abril de 2006, um recorde na Itália do pós-guerra.

Desgastado após estes cinco anos, ele foi derrotado por muito pouco nas eleições, mas dá a volta por cima dois anos depois, assumindo o controle do país pela terceira vez.

Em novembro de 2011, frente a uma grande desaprovação, Berlusconi teve que ceder o comando de uma Itália em grave crise financeira para o economista Mario Monti.

Fonte: G1