Pesquisa Action divulgada nesta quarta-feira, 9, aponta que o ex-governador Amazonino Mendes (Podemos) libera a preferência do eleitorado para Prefeitura de Manaus com 31,2 % dos votos para e eleição deste ano e vence todos os cenários na disputa no segundo turno, segundo levantamento realizado entre os dias 4 e 5 deste mês.

Segundo a pesquisa, no cenário estimulado, quando o pesquisador mostra as opções de candidatos, Amazonino Mendes têm 31,2% dos votos, seguido de David Almeida (Avante) com 18,1%, Capitão Alberto Neto (Republicanos) com 6,9%, José Ricardo (PT) com 6,2%. A pesquisa ainda cita Marcos Rotta (Democratas), com 3,3%; Ricardo Nicolau (PSD), com 3,2%; Alfredo Nascimento, 3%, entre outros. O percentual de voto branco ou nulo é de 10,9% e não sabem, 8.9%.

No cenário espontâneo, em que não são apresentadas as opções de candidatos, Amazonino tem 12,9% dos votos dos eleitores, seguido de David Almeida com 9,4%, Capitão Alberto Neto com 2,4%, Alfredo Nascimento com 2%. Outros nomes citados foram: José Ricardo, 1,8%; Chico Preto (DC), 1,4%; Ricardo Nicolau, 1% e Coronel Menezes, também com 1%, entre ouros nomes citados. No cenário espontâneo, o percentual de branco ou nulo é de 4,9% e o índice indecisos salta para 60,1%.

Em eventual disputa de segundo turno, segundo a pesquisa Action, Amazonino ganharia de Davis Almeida por 42,7% da preferência contra 35% do opositor. Caso haja segundo 2º turno entre Amazonino e Capitão Alberto Neto, o ex-governador teria 51,8% dos votos e ao atual deputado federal, 18,4%.

Contra José Ricardo, Amazonino Mendes conquistaria 52,6% dos votos contra 15,6% do parlamentar.

A pesquisa ouvir 900 pessoas entre os dias 4 e 5 de setembro e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) sob o Nº AM00451/2020 no ultimo dia 03. O trabalho foi realizado pelo estatístico João Caldas do Lago Neto (Registro Conre 7117).

De acordo com a Action, a proporção da amostra, obedeceu ao critério de proporcionalidade de eleitores residentes nos bairros de Manaus. A amostra foi distribuída conforme o critério da Probabilidade Proporcional ao Tamanho (PPT) com base na quantidade de eleitores aptos a votar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: D24am