A escritora amazonense Ana Maria Souza Peixoto, morreu aos 69 anos, na manhã desta quinta-feira (10), no Hospital Delphina Aziz, em Manaus. Ana Peixoto foi diagnosticada com Covid-19 e estava internada há 19 dias, mas não resistiu às complicações da doença. A escritora deixa cinco filhos (três biológicos e dois de coração) e sete netos.

Formada em Filosofia, Ana era professora aposentada e se dedicava, desde 2004, à literatura infantojuvenil, com o lançamento do livro ‘Quintal, local para ser feliz’, que deu início à série ‘Coisas da Ana’, que inclui as obras como ‘As frutas do meu quintal’, ‘Os animais do meu quintal’ e ‘Sapos do meu quintal’. Com a temática, Ana também realizava contação de histórias para crianças em escolas e instituições assistenciais.

Parceiro nas publicações de Ana, o ilustrador Romahs Mascarenha lamentou a partida da escritora. “Ela custeou sua primeira publicação com recursos próprios. Com os livros embaixo dos braços e partia para divulgá-los e vendê-los, fazendo leitura encenada em escolas e eventos na periferia de Manaus e até no interior do Amazonas”, conta.

O ilustrador lembra também dos passeios de carro que muitas vezes eram interrompidos por Ana que fazia todos descerem do veículo para conversar sobre determinada espécie de árvore que haviam encontrado no trajeto. “Ana falava de plantas, frutos, comida, bichos e transcrevia com amor e grande habilidade as histórias contadas pelos nossos avós, em cadeiras de macarrão, nas calçadas das casas, cercados de curumins e cunhantãs”.

Fonte: D24am