A mais famosa travessia em águas abertas do Norte do Brasil completa 50 anos em 2020. E, para celebrar o meio século de existência da prova, o Rio Negro Challenge vai realizar a travessia no dia 13 de dezembro. Além dos 8,5 quilômetros nas águas do Rio Negro, o Challenge contará com as provas de 2 quilômetros e 4 quilômetros. O relay, que já caiu no gosto dos nadadores que participam do evento, ocorrerá no dia 12 de dezembro. O revezamento contará com equipes de três atletas e cada um nadará 500 metros. As inscrições estão abertas e podem ser feitas clicando aqui. As vagas são limitadas.

Criador do Rio Negro Challenge e responsável pelo retorno da Travessia Almirante Tamandaré, Pierre Gadelha falou sobre a celebração dos 50 anos da prova. “A Travessia Almirante Tamandaré tem um histórico muito bonito. Foi uma prova criada em 1970. O primeiro vencedor foi um nadador do Clube do Remo (PA), chamado Carlos Reimão. Nesta primeira etapa, o amazonense que teve a melhor colocação chegou em quarto lugar, o nadador Paulo Rebelo, professor de educação física até hoje. Já o primeiro amazonense a ser vitorioso nessa prova foi Alfredo Jacaúna, em 1973, levando o nome do Amazonas ao topo do pódio”, relembrou.

Consolidação

Pierre falou ainda sobre a consolidação do evento.  “O Rio Negro Challenge, hoje, tem uma fama nacional e internacional. Já tivemos atletas de seleções internacionais como da França, Espanha e de Portugal entre outras. Já conseguimos ter nadadores de todos os Estados brasileiros, medalhistas olímpicos, e é um evento que nós começamos em 2013, com 90 atletas na prova. Hoje a gente limita a 380 atletas por questões de segurança. A segurança é uma prioridade em nossos eventos”, ressaltou.

Protocolos de segurança

Em tempos de pandemia causada pelo novo coronavírus, o Rio Negro Challenge fará uma programação especial. O congresso técnico será virtual e a retirada dos kits será feita em horários diferenciados de acordo com as categorias de disputa. “Nós vamos fazer um evento com todos os protocolos de saúde aprovados pelos órgãos públicos e vai ser um evento seguro e bem divertido para toda a família”, pontuou Pierre.

Participação

O administrador de empresas Elthon Estrela, 44, se prepara para a sua quinta participação na prova. Para ele, o melhor da travessia é o contato com a natureza. “Todo ano é uma preparação bem forte. Normalmente a gente começa a preparação depois de julho. O treino começa a ficar um pouco mais intenso não só em volume, mas também no tempo. É muito desafiador. E o que eu mais gosto da prova é o contato que você tem com a natureza. Na prova você se sente seguro e em contato com a natureza”, comentou.

Fonte: D24am