Setenta por cento das escolas da rede estadual de ensino reabertas em Manaus têm, pelo menos, um caso positivo de Covid-19. A informação foi publicada no site do Yahoo Notícias na quinta-feira (10) e ganhou repercussão nesta sexta.

Conforme a reportagem, do total de 123 escolas reabertas, 87 unidades tiveram ao menos um caso positivo de Covid-19 na comunidade escolar. Dos 204 notificados até agora pelos gestores das escolas, 175 (85,7%) são professores, 27 (13,2%) são profissionais de outras categorias, como assistentes administrativos e merendeiras, e somente 2 (1,1%) são alunos.

“Nós pedimos essas informações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) mas não tivemos retorno”, afirmou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), Ana Cristina Rodrigues.

Ela defende o mapeamento e divulgação dos casos divididos por escola e acusa o governo de omitir as informações. “Estamos recebendo denúncias de colegas afirmando que os gestores ameaçam quem divulga essas informações. Isso é caso de saúde pública. Tanto trabalhadores quanto pais precisam saber quantos casos positivos têm na escola em que trabalham e estudam”, disse Ana Cristina.

Conforme o levantamento da entidade, há escolas com quase 30 resultados de exames positivos entre seus profissionais. “Os números não param de crescer. Todo dia chegam ao nosso conhecimento novos casos”, explicou a presidente.

Fonte: D24am