A falta de segurança em Manaus, pouco pessoal para atuar na Segurança Pública e o colapso na saúde pública causado pelo pandemia do coronavírus motivaram a aprovação do pedido de Forças Federais para atuar na eleição municipal deste ano na capital. Na última quinta-feira (10), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aprovou pedido da juíza da 1ª Zona Eleitoral Margareth Rose Cruz Hoagen.

No pedido, a magistrada afirma que “os locais de votação das Zonas Eleitorais do município de Manaus abrangem bairros que sofrem por conta das ameaças de criminosos e pela presença de representantes de facções criminosas impondo suas forças e amedrontando toda a população, com sérios riscos de danos ao processo de votação”

Segundo a juíza, é crítica a falta de pessoal na área de segurança na capital. “Crítica também se encontra a situação da polícia civil no Estado, com gritante déficit no efetivo de pessoal. O último concurso da Polícia Civil do Amazonas foi organizado em 2009 e há anos vem tendo sua realização postergada em decorrência do gasto do Estado com pessoal”, escreveu .

Quanto a pandemia, a magistrada afirma: “Por fim, estamos iniciando um momento de tensão política ocasionado pelo contágio da população manauara pelo novo coronavírus. Soma-se a isso a necessidade de fiscalizar o distanciamento social e o controle de aglomerações”.

No julgamento do processo no TRE, o desembargador eleitoral Fabrício Frota Marques manifestou voto acompanhando parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) pelo deferimento do pedido de força federal para Manaus. O voto foi acompanhado pelos demais membros do TRE: Giselle Falcone Medina Pascarelli Lopes, Jorge Manoel Lopes Lins, Márcio André Lopes Cavalcante e Marco Antônio Pinto da Costa.

Pedidos

O TRE já aprovou o pedido de força federal para 33 municípios do Amazonas. Até a semana passada, o tribunal já havia aprovado de envio de tropas para 14 cidades do interior do Estado, conforme matéria do GRUPO DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (GDC) do último dia 7.

Nesta semana, foram mais 19 cidades do Estado, incluindo Manaus. No Na terça-feira (8), o TRE aprovou o envio de Força Federal para as cidades: Novo Aripuanã, Lábrea, Autazes, Nova Olinda do Norte, Eirunepé, Santa Isabel do Rio Negro, Maués, Juruá, Japurá e Tabatinga.

Na quarta-feira (9), o TRE aprovou tropas para: Autazes, Iranduba, Tefé, São Gabriel da Cachoeira, Itamarati e Parintins. Por fim, na quinta-feira, 10, foram aprovadas os pedidos de Força Federal para Codajás, Manaus e Fonte Boa.

Fonte: D24am