Cresce o numero de pessoas que procuram os consultórios odontológicos em busca de um sorriso perfeito, ou próximo da perfeição. São pessoas de várias faixas etárias, cada uma delas com um único objetivo: aquele que para muitos é o cartão de visitas, os dentes alinhados e um sorriso encantador.

O procedimento conhecido como Ortodontia, que consiste na aplicação de aparelhos para alinhar e ate corrigir os dentes tem sido procurado por muitos pacientes que vão ao especialista. Para o cirurgião dentista, especialista em Ortodontia, Ricardo Dahrouge a maioria dos clientes que procuram o consultório, são por motivos estéticos, visando maximizar a beleza do sorriso. A função da ortodontia é muito mais abrangente do que se imagina: ela visa proporcionar um equilibro da face, pois reestabelecendo esse perfeito engrenamento dos dentes superiores com os inferiores consegue-se uma melhora na mastigação.

Ricardo Dhrouge explica que a associação americana de ortodontia recomenda que toda criança passe por uma avaliação com o ortodontista aos 7 anos que é aquela fase de dentição mista em que as crianças estão trocando os dentes decíduos( leite) pelos permanentes. Porém , a idade cronológica acaba sendo bastante variável, visto que se for detectado um problema de má- oclusao(mordida errada) precoce, não necessariamente teria que esperar até os 7 anos para procurar um profissional`. Isso vai depender mais do desenvolvimento dos ossos da face e da dentição.
De acordo com o especialista muitos são os fatores que podem levar a uma dentição desalinhada:

Problemas genéticos da ordem de crescimento ósseo, que fazem a maxila e a mandibula crescerem de forma desordenada; dentes de leite perdidos por trauma ou caries antes do tempo da troca, sem que haja manutenção do espaço desse dente; hábitos viciosos como chupar chupeta, mamar na mamadeira, chupar dedo, morder lápis por períodos prolongados, entre outros; maxilares no homem moderno são subdesenvolvidos, ou seja menores do que nos povos primitivos e essa redução progressiva dos ossos não associadas a diminuição do tamanho dos dentes poderia levar ao mau alinhamento destes, devido a falta de espaços para eles; os hábitos alimentares de dieta muito macia, comum nos dias de hoje, diminui o estimulo mastigatório para o desenvolvimento dos ossos da face ; aumento de caries devido a uma dieta rica em açúcar, leva a perda de alguns dentes, basta um dente de leite perdido antes da época de troca, para desequilibrara oclusao( encaixe dos dentes) e gerar um desarranjo no alinhamento de todos os outros dentes; dentes tortos(apinhados) além do fator estético, também podem causar consequências indesejáveis para a saúde bucal e atingir os ossos de sustentação como por exemplo:

Ricardo Dahrouge aponta os benefícios do aparelho ortodôntico como um sorriso harmônico: fazendo com que um sorriso alinhado proporcione ao paciente benefícios psicológicos devolvendo sua autoestima; boa higienização, prevenindo caries e doenças gengivais; prevenção de dores de cabeça devido também as tensões musculares ou funcionamento inadequado do sistema mastigatório; e prevenção de problemas gástricos, entre outros.

Fonte: D24am