Policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) detiveram, na tarde de sábado (12/09), dois homens, de 28 e 39 anos, em posse de cinco armas de fogo, nos bairros Planalto, zona oeste, e Educandos, zona sul da capital amazonense.

Segundo informou a Rocam, a guarnição da viatura 7891 fazia patrulhamento no bairro Planalto quando recebeu denúncia via Whatsapp Rocam (99280-7574) relatando que um homem estaria guardando armas de fogo na rua Kampala. Ao chegar ao local, a equipe avistou o indivíduo com as características repassadas na denúncia. Ao perceber a chegada da equipe, ele tentou fugir pulando o muro, mas sem êxito.

Questionado sobre a denúncia, o suspeito informou que guardava quatro armas de fogo em seu quintal, que foram encontradas pela equipe em diligência no local. Ele informou ainda que outro homem estaria guardando mais uma arma de fogo, no bairro de Educandos.

No local informado, os policiais localizaram um indivíduo com as características informadas pelo primeiro suspeito. Questionado sobre a denúncia, ele confirmou que guardava a arma no interior de sua residência. A equipe da Rocam fez busca no local e encontrou o material bélico referido.

Na ocorrência, foram apreendidos um revólver Taurus calibre .38, com numeração suprimida, contendo três munições do mesmo calibre intactas; uma pistola Taurus calibre .380, modelo PT 938, com carregador contendo cinco munições do mesmo calibre; uma pistola Taurus calibre .380, modelo PT 58 Hc Plus, com carregador contendo cinco munições do mesmo calibre; uma arma de fogo tipo rifle, calibre .44, sem modelo e marca aparentes, contendo quatro munições do mesmo calibre intactas; e uma arma de fogo tipo rifle Winchester, modelo 1873 (“Papo amarelo”), com capacidade de 14 tiros.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos dois homens, que foram conduzidos ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), juntamente com o material apreendido, para os procedimentos legais. Na unidade policial, foi constatado que eles tinham passagens por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.