Após o aumento do número de casos de Coronavírus no Amazonas, o estoque de bolsas de sangue da Fundação Hemoam apresentou uma queda considerável nesta semana, e o hemocentro convoca os doadores, pessoas de 16 a 60 anos de idade, de todos os tipos sanguíneos. A maior deficiência é para o tipo O+ e para os fatores negativos.

O Amazonas é um dos estados mais afetados pela pandemia no país, e trouxe um drástico cenário à Fundação Hemoam quanto à média de candidatos à doação de sangue ao hemocentro, que era em torno de 7 a 8 mil por mês, mas nos primeiros meses de 2020 registrou queda de 60% nas doações.

A gerente da captação de doadores, Noemy Priante, responsável por instruir os doadores, explica que muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a doação de sangue quanto aos que já foram contaminados pelo vírus da Covid-19.

“A gente orienta e explica que após 30 dias que a pessoa teve Covid e já não tem nenhum sintoma, então ela pode doar sim. Estamos tomando todos os cuidados orientados pelo Ministério da Saúde, quanto aos Epi’s, para proteger os colaboradores e doadores”, ressaltou Noemy Priante.

O Hemoam distribui as bolsas de sangue para 27 unidades de saúde na capital, sem contar as 43 cidades no interior, desde as mais próximas às mais distantes, e quem recebe são os hospitais públicos e privados, conforme as necessidades. Cada bolsa pode salvar quatro pessoas, mas em caso de cirurgia pelo menos 15 delas podem ser usadas, por isso é difícil manter o estoque estável.

Para doar o candidato pode comparecer ao Hemoam, localizado na Avenida Constantino Nery, 4397, bairro Chapada, de segunda a sábado, no horário de 7h às 18h. O doador precisa ter idade entre 16 a 60 anos, (menor de idade acompanhado do responsável), e apresentar um documento oficial com foto, pesar mais de 50 kg.

“Para quem mora na zona leste, pode procurar o anexo do Hemoam que funciona na maternidade Ana Braga, que funciona de segunda a sexta no horário de 8h às 13h30”, ressaltou a gerente de captação.

Fonte: D24am