Cinco óperas, parcerias com teatros da Colômbia, contrato fechado para transmissão de espetáculos para a América Latina e a Europa: em meados de março, o Festival Amazonas de Ópera já trabalhava para abrir sua 23ª edição quando a pandemia chegou. Os projetos originais precisaram ser suspensos. Mas o evento será realizado ainda este ano: em novembro, de forma remota, com foco na música contemporânea brasileira.

A programação será composta da estreia de três óperas, encomendadas pelo festival aos compositores Leonardo Martinelli, Eduardo Frigatti e Piero Schlochauer – em alguns dos casos tendo a própria pandemia como mote das narrativas. A parte instrumental será gravada pelos músicos da Amazonas Filarmônica no palco do Teatro Amazonas; já os cantores estarão em suas casas, orientados a distância pelos maestros e diretores de cena Também haverá concertos e recitais de canto com artistas amazonenses.

A ópera é um dos gêneros mais impactados pelas regras de distanciamento que integram os protocolos de segurança sanitária preparados por instituições musicais de todo o País. Além da orquestra no fosso, onde a possibilidade de separação entre os músicos é menor, grandes espetáculos exigem também a presença de cantores solistas e de corais. O Theatro Municipal de São Paulo, por exemplo, anunciou no início da semana o cancelamento de toda a agenda lírica prevista para 2020.

“Ao longo do ano, começamos a nos perguntar sobre como seria possível fazer ópera, com todo aquele aparato no palco, dentro dessa nova realidade. Foi um trabalho intenso de planejamento, de compreender esse momento. Mais do que o desafio de recomeçar as atividades, a questão fundamental era como fazer isso sem prejudicar a saúde das pessoas”, diz o secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo.

Foi então que começou a ganhar força a ideia de um festival feito de maneira remota, com transmissões pela internet. E, resolvida a forma, foi preciso pensar no conteúdo. “Um ponto que me pareceu importante foi voltar o festival para o mercado brasileiro”, explica o diretor artístico Luiz Fernando Malheiro. “Cantores, diretores, enfim, toda uma cadeia produtiva da ópera sofreu muito com a paralisação das atividades em todo o Brasil. E o mesmo vale para os compositores”.

Em agosto, a Amazonas Filarmônica e outros corpos artísticos voltaram a se apresentar no Teatro Amazonas, com público reduzido. Os recitais reúnem poucos músicos no palco. “São concertos semanais, como os que fazemos na temporada normalmente, mas com formações pequenas, de até nove artistas no palco”, diz Malheiro.

Fonte: D24am