Depois da divulgação de estudos feitos por pesquisadores de renomadas instituições de pesquisa, além do vazamento de um áudio de uma servidora do Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), reconheceu uma possível segunda onda de Covid-19 e admitiu, em nota, o aumento considerável de número de casos no Amazonas.

O pesquisador e epidemiologista Jesem Douglas Orellana, da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz Amazônia, em entrevista exclusiva ao programa ‘Diário da Manhã’ da RÁDIO DIÁRIO 95,7 FM, reafirmou que estamos vivenciando uma segunda onda e que a culpa não é da população.

“Essas pessoas que estão se contaminando, são as pessoas que estavam em isolamento, devido à atitude irresponsável do Governo do Estado do Amazonas e da FVS-AM, fazendo uma flexibilização praticamente generalizada. Se você como autoridade sanitária, autoriza as pessoas a fazerem isso, e claramente tem uma baixíssima capacidade para fiscalização, obviamente a Covid-19 vai aumentar, os casos irão aumentar e isso já está sendo mostrado pelos boletins”, explicou o pesquisador.

No início do mês de agosto, o doutorando do programa de Biologia (Ecologia) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Lucas Ferrante, alertou que o Amazonas passaria pela segunda onda, em um artigo publicado na revista científica Nature Medicine.

“Nós avisamos sobre a segunda onda em Manaus desde o dia 7 de agosto. Em um artigo publicado na Nature Medicine, eu outros sete autores de diferentes instituições avisamos pela primeira vez sobre a segunda onda. No dia 4 de setembro, nos reunimos com procuradores do MP-AM e apresentamos os modelos epidemiológicos da segunda onda, além de apontar inconsistências graves nos boletins diários da FVS. No dia 11 de setembro, refizemos uma reunião com os procuradores do MP, desta vez com a participação da FVS onde apontamos as falhas dos boletins, sendo estas falhas admitidas pela própria diretora da FVS. Fica claro nesse momento a necessidade de tomar medidas mais rígidas de isolamento sociais e necessidade eminente de suspensão das aulas presenciais.”, alertou Ferrante.

Dados

O boletim da FVS divulgado nesta quarta-feira (16), confirmou 701 novos casos de Covid-19, totalizando 128.851 casos da doença no Estado, além de mais sete óbitos ocorridos nas últimas 24 horas, elevando para 3.920 o total de mortes no Amazonas.

Fonte: D24am