Mesmo após a divulgação de estudos divulgados pela Fiocruz que afirmam que o Amazonas já vive a segunda onda da Covid-19, o governo do Estado, junto a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), assinaram a permissão da retomada da Atividade Turística no estado, na manhã desta sexta-feira (18), no Centro de Convenções do Amazonas (CCA) Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, bairro flores, zona centro-sul da capital.

Durante a solenidade, o governador Wilson Lima assinou o documento de permissão junto ao presidente da Embratur, Gilson Machado Guimarães e a presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros. O evento contou com a presença do senador pelo estado do Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro e deputado federal pelo estado de São Paulo Eduardo Bolsonaro.

O governador afirmou que o Estado tem recebido turistas desde o mês de junho, principalmente no interior do Amazonas, mais visitado nesse período por conta da temporada de pesca esportiva. Perguntado sobre o que estaria sendo feito para garantir a prevenção da transmissão do vírus da Covid-19 aos ribeirinhos, ele afirmou, como suficiente, que os envolvidos das comunidades irão manter o controle, conforme estabelece os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Os operadores do turismo vão seguir todos os protocolos, e naturalmente passando para as pessoas que trabalham e os envolvidos na comunidade. Reforçando junto às prefeituras a necessidade delas de, também, manterem seus protocolos”, disse.

O lançamento da campanha de reabertura, também, recebeu o secretário Nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, que falou sobre o setor do turismo como um dos mais prejudicados com a pandemia da Covid-19, ressaltando a parceria com o Estado para levantar o setor financeiro da Embratur com a reabertura do turismo.

“Apenas 5% dos americanos sabiam da isenção de visto para o Brasil, então nós precisamos sim, do apoio do Congresso e do Governo do Amazonas, para que a Embratur e o Brasil tenha dinheiro para divulgar e colocar o país na prateleira. Não adianta a gente ficar com um produto maravilhoso aqui (a Amazônia) se ninguém conhece”, ressaltou o presidente da Embratur.

Nesta sexta-feira (18), o prefeito de Manaus, Arthur Neto, assinou o decreto que determina a interdição do Complexo turístico da Ponta Negra, como uma das novas estratégias de combate à propagação da Covid-19.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulgou, nesta quinta-feira (17), que o Amazonas registrou mais de 129 mil casos confirmados da doença, com o número de pessoas internados de 272, e o número de pessoas recuperadas é de 109.874.

Fonte:D24am