O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PRTB) afirma que a visita do secretário de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), Mike Pompeo, à instalação da Operação Acolhida, em Roraima, junto à fronteira com a Venezuela demonstra a importância e prestígio da ação do Governo do presidente da República, Jair Bolsonaro e Exército Brasileiro (EB) com os refugiados venezuelanos.

Josué visitou, no início deste ano, as instalações do Posto de Interiorização e Triagem (PITRIG), abrigos e Base em Manaus da Operação Acolhida com o objetivo de conhecer os trabalhos do Governo Federal em prol dos venezuelanos que vivem em um regime ditatorial e buscar abrigo, além de uma nova vida no Brasil.

“Fiquei bastante impressionado com a Operação Acolhida, da qual nós tivemos o conhecimento amplo da forma com que mais de 100 instituições se uniram para fazer as operações junto aos venezuelanos, que procuram abrigo no Brasil”, disse Josué.

Foto: Divulgação

Operação Acolhida

Criada em 2018 para receber com dignidade os refugiados e migrantes venezuelanos, fugidos do País que enfrenta crise político-econômica e êxodo de milhares de pessoas, a Operação Acolhida do Governo Federal é baseada em três pilares: acolhimento, abrigamento e interiorização. Cada um deles ajuda na acolhida desses refugiados e migrantes venezuelanos.

De acordo com dados do Governo Federal, desde o início da crise migratória, estima-se que mais de 264 mil venezuelanos entraram e permaneceram no Brasil. Com o apoio de agências da ONU e de mais de 100 entidades da sociedade civil, a Operação oferece assistência emergência.