As eleições municipais deste ano serão marcadas pela escolha do novo prefeito de Manaus e dos municípios do interior do Amazonas. Na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), quatro deputados estão na disputa por uma vaga e isso promete uma ‘dança das cadeiras’ no parlamento estadual.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), existem quatro nomes de suplentes que podem assumir uma vaga de deputado estadual na ALE, dependendo dos resultados das Eleições Municipais 2020.

Os deputados estaduais com mandato que concorrem às eleições municipais deste ano são Wilker Barreto (Podemos), candidato a vice-prefeito de Manaus na chapa formada com Amazonino Mendes (Podemos), e Ricardo Nicolau (PSD), que concorre a prefeito da capital, tendo como vice George Lins (PP).

Se o deputado estadual Wilker Barreto conquistar a vaga para a qual se candidatou, quem assume seu lugar na Assembleia Legislativa é o major Fábio Huss (PSL), que também concorre nestas eleições para vereador de Manaus. Nas eleições de 2018, Huss recebeu 16.180 votos e ficou como primeiro suplente pela chapa PHS, PTB E PSL.

Outros parlamentares estaduais que concorrem a prefeitura, mas do interior do Estado, são: Cabo Maciel (PL), que concorre a prefeito de Itacoatiara e tem como vice Elenize Holanda (PL), e Augusto Ferraz (DEM), que disputa a Prefeitura de Iranduba e forma chapa com Robson Adriel (Republicanos) para vice-prefeito.

Caso o deputado Cabo Maciel seja eleito prefeito de Itacoatiara, o ex-deputado Wanderley Dallas (SD) assume como primeiro suplente, já que recebeu 15.098 votos nas últimas eleições estaduais na chapa PR, PP, PPL e SD.

A maior chance para assumir uma vaga na ALE é da ex-primeira-dama do Amazonas Nejmi Aziz (PSD), que recebeu 19.959 votos nas eleições de 2018 e ficou como primeira suplente na chapa PSD, PRB e DEM.

Desta forma, se Ricardo Nicolau ou Augusto Ferraz forem eleitos, automaticamente quem assume uma das vagas é a ex-primeira-dama. Depois dela, quem está como segundo suplente da chapa é Tony Medeiros (PSD), caso os dois sejam eleitos.

Fonte: D24am