Na manhã desta quinta-feira (24), o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou novas ações para reforçar as medidas de prevenção à Covid-19 em Manaus, devido ao aumento de casos da doença observado nas últimas semanas.

O anúncio ocorreu na sede do governo, no bairro Compensa 2, zona oeste da capital. Wilson Lima disse que a medida inclui o fechamento de flutuantes, balneários, casas de eventos, restaurantes, bares e boates. O aluguel de sítios, chácaras e estabelecimentos da categoria não será permitido.

“A gente tem observado nos últimos dias uma tendência nos casos de Covid e essa tendência de aumento tem acontecido nas classes A e B, resultado de aglomerações que todos nós temos acompanhado nas redes sociais. Só no último fim se semana, fechamos dois estabelecimento que reuniu em torno de 7 mil pessoas. Um tinha aproximadamente 4 mil participantes e outros mais 3 mil participantes. E é isso que tem causado esse aumento, essas aglomerações, atitudes que não condizem com aquela situação dada pelas autoridades para evitar a transmissão da Covid”, disse o governador.

Em relação aos restaurantes, só serão permitidos os que tiverem a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) de lanchonete. O horário de lojas de conveniência e restaurantes foi reduzido para até às 22h.

Sobre as aulas do Ensino Fundamental, o governador afirmou que o retorno ocorrerá na próxima quarta-feira (30), de forma híbrida, com aulas presenciais duas vezes na semana e online. “Não é o retorno às aulas, ou a atividade letiva, ou as escolas que estão promovendo essa tendência de aumento da Covid na capital”, declarou Wilson Lima. “Eu não vou deixar a balada aberta e a escola fechada. Nós não podemos punir o aluno do ensino público, que já tem uma defasagem história em relação ao ensino privado, porque alguns querem ir para a balada”, continuou.

Também foi anunciado que seis Centros de Atenção Integral à Criança (Caic) e dois Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) serão reabertos a partir do dia 1º de outubro.

***Mais informações em instantes***

Fonte: D24am