A cidade de Manaus acordou com uma forte chuva na manhã deste sábado (26). Segundo pluviometria do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foram registrados 55,8 milímetros de média para cidade. Foram três ocorrências registradas pela Defesa Civil. O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu) registrou um acidente de trânsito na Avenida Ephigênio Sales, na zona centro-sul da cidade.
Segundo a Defesa Civil, cinco ocorrências foram registradas pela central de emergência. São dois desabamentos de muros, um no bairro Colônia Terra Nova, zona norte e outro no bairro Mauzinho, zona sul. Dois muros ameaçam desabar, na Comunidade União, no Parque Dez de Novembro, zona centro-sul e outro no bairro Educandos, zona sul. Uma árvore tombou no conjunto Hileia, na Redenção, zona centro-oeste.
No Mauazinho, um muro desabou sobre uma casa por volta das 6h deste sábado. Os moradores estavam dormindo quando ouviram um barulho. A casa teve sua estrutura danificada e foi possível ver algumas rachaduras nas paredes. Uma equipe da defesa civil foi ao local e alertou os moradores sobre o risco de desabamento do restante do muro.
Morador do local há 19 anos, operador de produção Aylton Júnio, 35, informou que é a primeira vez que acontece um desabamento e atinge a casa em que ele mora. No momento do desabamento, quatro pessoas estavam dormindo na casa, ninguém ficou ferido.
“Vamos ter que sair daqui porque é arriscado que o restante do muro desabe. A defesa civil veio aqui, disse que a gente deve sair, mas que só retorna na segunda-feira. Se chover, o restante do muro pode desabar”, contou Aylton.
Fonte: D24am