O aparecimento de  Varizes, mais comuns em mulheres, tem incomodado muitas delas no dia-a-dia, seja pela estética, ou pelas dores causadas pelo seu surgimento.

Para a Cirurgiã Vascular Dra. Stefany Coutinho, especialista no tratamento das varizes,  por se tratar de uma doença hereditária, o cuidado logo no inicio das varizes é fundamental, pois o quadro pode evoluir para uma insuficiência venosa, causando dor, queimação, cansaço nas pernas, sensação de peso, inchaço, manchas na pele, até mesmo um quadro  mais grave como uma trombose , o nível mais graves das varizes, alerta a cirurgiã vascular.

Atualmente, o tratamento das varizes conta com o avanço da tecnologia, que tem auxiliado na solução dos problemas do paciente portador de varizes. Segundo a Dra. Stefany, alguns fatores pioram os casos de varizes, dentre os quais, obesidade, longos períodos em pé ou sentado, gravidez, amamentação, ou em situações de longos períodos em repouso, o que prejudica a circulação prejudica o retorno venoso, ocasionando o surgimento de varizes.

Para um tratamento satisfatório é necessário um bom planejamento, aconselha a Cirurgiã Vascular, que tem inicio com um exame feito pelo especialista que utiliza o ecocolordoppler, que resulta num mapeamento das veias do paciente. O planejamento pode ser uma combinação de técnicas, que vão desde aplicação de líquidos ou espuma densa, cirurgia minimamente invasiva, uso do laser – laser transdérmico e endolaser, que resulta em uma rápida recuperação do paciente., podendo retornar às suas atividades em pouco tempo, explica a Dr. Stefany.

Não há uma idade específica para o aparecimento de varizes, diz a especialista, o surgimento de pequenos vasos sanguíneos, ou os vasinhos, é um sinal de alerta de que o médico cirurgião vascular deve ser visitado. Um exame ultra som doppler é realizado para avaliar o sistema venoso do paciente.

A Dra Stefany também relata problemas psicossociais que podem atingir pacientes com varizes, principalmente nas mulheres, que deixam de usar roupas curtas com as pernas à mostra, usam calças compridas, ficam retraídas e desenvolvem um problema psicológico.

Em relação à gravidade das varizes, elas podem evoluir e dilatar, até o ponto do paciente perder toda a qualidade de vida, inclusive com o aparecimento de úlceras. As mulheres são a maioria porque são mais prevalentes no público feminino que no masculino. A estética tem sido o principal motivo de quem procura o tratamento, definiu a Dra. Stefany Coutinho.

Fonte: D24am