Um homem foi preso e dois morreram nesta quarta-feira durante operação da Polícia Civil em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, para prender criminosos envolvidos na morte de José Dídimo do Espírito Santo Costa, de 59 anos. Ele era diretor-executivo do Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT) e policial federal aposentado.

De acordo com a Polícia Civil, Matheus Marins Ramos, conhecido como Teteu, e Ryan Madson Abreu da Silva, o Sapo, eram procurados pela polícia por envolvimento no crime que ocorreu em outubro, em Niterói. Ambos morreram durante confronto com a Coordenadoria de Recursos Especiais (CoreE).

Além da dupla, foi preso Felipe Souza dos Santos , o ZZ, suspeito de ser o gerente do tráfico de drogas da Nova Brasília, também em São Gonçalo. Armas e drogas foram apreendidas.

De acordo com o delegado Leonardo Macharet, da 73ª DP (Neves), a Polícia Civil já havia realizado duas ações no Morro do Castro em busca dos suspeitos, mas eles conseguiram fugir por uma região de mata. Segundo Macharet, a polícia tinha certeza do envolvimento no crime da dupla que morreu. O carro usado na noite do crime foi a pista inicial para encontrá-los.

— O carro foi uma primeira linha. É uma prática comum. Vão usando até o momento em que se livram, porque seria uma prova muito forte do envolvimento, e acabam praticando outros roubos. E assim sucessivamente — disse.

O Disque Denúncia havia divulgado um cartaz oferecendo recompensa de R$ 5 mil por informações sobre o paradeiro dos envolvidos na morte de José Costa. Segundo os investigadores, Matheus tinha 12 passagens pela polícia e seis mandados de prisão em aberto. Já Ryan tinha 16 mandados de prisão a serem cumpridos e 56 passagens pela polícia. Eles atuavam no roubo de cargas na região de São Gonçalo. Um terceiro suspeito da morte do diretor, conhecido como Valentino, ainda é procurado.

A ação desta terça foi coordenada pela 78ª DP (Fonseca), 73ª DP (Neves) e Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG), com apoio da CORE e de cães farejadores.

Fonte: Extra