Nesta terça-feira (15), a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) instituiu a Frente Parlamentar de Combate à Depressão, ao Suicídio e à Automutilação mediante aprovação e promulgação do Projeto de Resolução Legislativa nº 65/2019. De autoria do deputado estadual João Luiz (Republicanos), a proposta teve pareceres favoráveis da Mesa Diretora e das comissões de Constituição, Justiça e Redação; de Assuntos Econômicos e de Saúde e Previdência.

Durante votação, o deputado João Luiz recebeu o apoio dos pares, que aproveitaram o momento para parabenizar a iniciativa do Republicano e se colocar à disposição da Frente.

“A partir de agora, nós temos uma ferramenta oficial da Casa para que possamos nos unir no combate à depressão e ao suicídio. Conte comigo deputado João Luiz nessa luta”, afirmou o presidente da Aleam, deputado estadual Josué Neto (Patriota).

O deputado Fausto Jr corroborou da mesma opinião do presidente da Casa e se colocou à disposição da Frente Parlamentar de Combate à Depressão, ao Suicídio e à Automutilação. “Apoio a iniciativa e estou pronto para que a gente possa disponibilizar esse canal pra salvar vidas”, completou.

Os parlamentares Felipe Souza (Patriota) e Sinésio Campos (PT) também parabenizaram o deputado João Luiz pela iniciativa.

Entre as finalidades da Frente estão o acompanhamento, a análise e a representação de proposições e ações relacionadas ao combate ao suicídio e automutilação e a promoção de debates, seminários e outros eventos pertinentes ao tema.

Ao agradecer o apoio dos pares, o deputado João Luiz frisou que, com a instituição da Frente, será possível criar mecanismos de aperfeiçoamento das políticas de combate ao suicídio, à automutilação e suas causas.

“A ideia é, por meio das ações e atividades da Frente, contribuir para a conscientização dos cidadãos acerca dos efeitos da automutilação, em parceria com outros órgãos do poder público e da sociedade civil, além de incentivar a criação e aprimoramento de programas de conscientização aplicados nas escolas e hospitais do Amazonas”, justificou João Luiz.

Ainda de acordo com o parlamentar, a Frente poderá representar a Casa Legislativa, acompanhando os projetos e discussões de temas relacionados ao segmento de prevenção ao suicídio e automutilação, além de promover a integração com a Frente Parlamentar de Combate à Depressão, ao Suicídio e à Automutilação no Congresso Nacional ou Frente Parlamentar de Combate à Depressão, ao Suicídio e à Automutilação de outros Estados da federação.

Composição

A Frente Parlamentar de Combate à Depressão, ao Suicídio e à Automutilação será composta pelos parlamentares que a aderirem ‘mediante Termo de Adesão’ e terá a composição de presidente, vice-presidente e, demais membros, os quais serão definidos e eleitos dentre seus componentes em reunião promovida pelos parlamentares estaduais.

Texto: Jeane Glay