O consórcio que administra o Zona Azul anunciou que o sistema voltará a funcionar no Centro de Manaus a partir de segunda-feira (21). Porém, um decreto da Prefeitura de Manaus mantém a cobrança suspensa até 31 de dezembro por conta da pandemia.

Questionada sobre o anúncio, a Prefeitura informou que “adotará as providências jurídicas cabíveis ao caso”. O consórcio anunciou que o sistema de estacionamento rotativo deve permanece suspenso no Vieiralves.

O Zona Azul deverá ser acessado em um novo aplicativo, que deve trazer novas funcionalidades, o “Zona Azul de Manaus”. O objetivo é dar mais autonomia ao cliente na utilização do sistema, sem depender de monitor, informou o consórcio.

O Zona Azul teve a cobrança suspensa em março, por conta da pandemia do novo coronavírus. Neste mês, a prefeitura prorrogou novamente a suspensão, desta vez até 31 de dezembro, pelo decreto nº 4.954.

Novo aplicativo

Segundo o consórcio, o novo aplicativo deve permitir o cadastro de diversas placas em uma só conta, sem limite de veículos. Esses recursos permitem que empresários possam pagar o estacionamento de clientes e colaboradores diretamente pelo aplicativo.

Agora também é possível comprar um período de estacionamento pelo cartão de débito e crédito. As opções estão disponíveis no aplicativo e no site, onde também está disponível a opção boleto. Nos postos de venda também haverá opção de pagar em dinheiro.

O novo aplicativo possibilita prorrogação automática do período de estacionamento. Quando o tempo estiver chegando ao fim, uma mensagem é enviada ao usuário (10 ou 20 minutos antes do limite). Para estender o tempo, basta que o usuário confirme a adição de mais uma hora.

O app Zona Azul de Manaus já está disponível na App Store e Google Play. Antes de baixar o novo aplicativo, o usuário deve desinstalar a versão antiga.

Ao acessar o novo aplicativo pela primeira vez, basta fazer o login com CPF e senha (4 primeiros dígitos do CPF). Para concluir, o usuário deve cadastrar os demais dados obrigatórios solicitados.

Fonte: G1 AM