O Ministério Público do Amazonas (MPAM) realiza, nesta sexta-feira (18), operação de combate a corrupção e outros crimes em Manaus.  A operação tem como objetivo reunir provas relacionadas à investigação instaurada no âmbito do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), para apurar possível formação de organização voltada para prática de crimes de lavagem de dinheiro, peculato, tráfico de influência, corrupção ativa e passiva.

Segundo informou o MPAM, Tratam-se de medidas cautelares complementares a outras diligências já realizadas no âmbito desta investigação instaurada em novembro de 2019 e que reúne relatórios de Inteligência Financeira além de outras provas materiais colhidas durante a tramitação do processo investigatório criminal pertinente.

Foram realizadas 20 buscas e apreensões domiciliares e 11 buscas pessoais. Foram recolhidos equipamentos eletrônicos, documentos, enfim, de uma forma geral material: probatório de interesse. As diligências foram cumpridas com apoio da Polícia Civil do Amazonas. As medidas foram deferidas pelo Poder Judiciário para serem cumpridas em segredo de justiça, o que impede este órgão de repassar maiores informações sobre o material recolhido durante as diligências e seus investigados, ou ainda sobre as razões e fundamentos.

Tão logo os objetivos do sigilo sejam alcançados e os resultados almejados sejam atingidos, certamente o Ministério Público se manifestará pelo levantamento do sigilo para que os objetivos da persecução penal pública sejam também contemplados, com a devida publicidade e esclarecimento dos resultados e conclusões devidamente fundamentados, como deve ser toda atuação ministerial.

Por ora, contudo, a eficiência das investigações são determinantes da manutenção excepcional e temporária do sigilo.

Fonte: D24am