Jornais espanhóis noticiaram esta semana que o jogador francês Thomas Heurtel, do Barcelona, teria sido “abandonado” na Turquia após o clube descobrir que o jogador negociou transferência com o rival Real Madrid. A equipe catalã estava na capital da Turquia pela Euroliga de basquete e foi derrotada pelo Anadolu Efes por 86 a 79.

A assessoria da equipe catalã negou nesta quarta-feria de que teria recusado o embarque de Heurtel no avião e acrescentou que ele viajou para a partida “para resolver seu futuro profissional” e após o término das negociações foi acordado que ele não voltaria com o time.

– O jogador não foi destratado em nenhum caso e recebeu todas as facilidades: hotel para pernoitar, passagem aérea regular e toda a documentação pertinente para poder viajar e regressar a Barcelona no dia seguinte – diz o comunicado do Barcelona, que confirma que Heurtel ainda pertence ao time.

O clube foi condenado pela Associação de jogadores de basquete (ABP) depois que os jornais espanhóis El País e El Mundo, entre outros, afirmaram que o francês não foi autorizado a retornar após o ocorrido. No twitter, a organização que deu apoio ao jogador citou que “às 00:30 temos um jogador ‘abandonado ’em uma cidade estrangeira. Seu clube não o deixou entrar no avião para casa ”.