Vai começar mais uma temporada da NBA, e com ela a pergunta que a essa época nunca quer calar: quem será o melhor jogador da temporada. MVP das últimas duas temporadas, o grego Giannis Antetokounmpo chega pesado na disputa, mas terá concorrência indigesta se quiser levantar a honraria pela terceira vez. Em seu encalço estarão feras como LeBron James, Luka Doncic, Anthony Davis, Stephen Curry, entre outros. Confira então um ranking dos jogadores mais bem posicionados para buscar o prêmio.

Os favoritos:

1º – Giannis Antetokounmpo, dos Bucks

MVP das úlimas duas temporadas, Giannis Antetokounmpo será mais uma vez o grande motor ofensivo do Milwaukee Bucks, e ainda com lenha para queimar rumo ao auge, começa como favorito na lista do ge. Dinâmico, multidimensional e monstruosamente dominante no garrafão, o grego ficará ainda mais perto do prêmio caso desenvolva o arremesso de três.

Um dos trunfos de Giannis será a solidez com que sua equipe joga a fase regular. É difícil imaginar que o time treinado por Mike Budenholzer não brigue pela primeira posição do Leste. Os fatores momento e popularidade estarão a favor do grego, um dos jogadores mais carismáticos, aplicados e técnicos da liga. Seus números certamente vão fazer barulho, e se não perder muitos jogos fica em ótima situação.

Giannis Antetokounmpo é um dos candidatos ao prêmio de MVP — Foto: Dylan Buell/Getty Images

2º – Luka Doncic, dos Mavericks

Maestro do ataque mais eficiente da NBA na última temporada, Luka Doncic surge em segundo lugar na nossa lista de candidatos ao prêmio de MVP. O esloveno choca pela maturidade e visão de quadra, e não por acaso, costuma produzir números espetaculares. Graças à constante evolução de Doncic, o Dallas voltou a ter relevância na liga.

O time comandado por Rick Carlisle se reforçou e tem chances de brigar por mando de quadra nos playoffs, a depender da evolução de Doncic e da durabilidade de Porzingis. Sensação da liga e fenômeno de popularidade desde que chegou, Doncic também tem a favor o fator momento. O craque terá que ficar longe de lesões se quiser brigar com Giannis e outros concorrentes pelo topo. Na última temporada, muito por uma lesão no tornozelo, Doncic perdeu 13 partidas.

Luka Doncic é um dos candidatos ao prêmio de MVP da temporada — Foto: Michael Reaves/Getty Images

3º – Anthony Davis, dos Lakers

Anthony Davis vem para mais uma grande temporada pelo candidatíssimo ao título Los Angeles Lakers. O alento para Davis na corrida pelo MVP é o fato de LeBron estar um ano mais velho. King James completará 36 a um dia do fim do ano, dando mais um passo rumo ao declínio. Davis entra na lista em terceiro caso consiga assumir na quadra o protagonismo no time.

Ala-pivô fenomenal, Anthony Davis se movimenta com a fluidez de um ala, além de ser um defensor voraz. Os pontos fortes na sua candidatura serão a campanha do time e os números. O jogador, que tem histórico de lesões, precisará driblá-las para se manter entre os favoritos. O possível declínio de LeBron significa bom momento para Davis, que também tem carisma e certa popularidade.

Anthony Davis no Media Day da NBA — Foto: Andrew D. Bernstein/Getty Images

4º – LeBron James, dos Lakers

Há mais de uma década indiscutível candidato a MVP e quatro vezes dono desse prêmio, nessa temporada LeBron James terá como “pedras no sapato” dois europeus: Giannis Antetokounmpo e Luka Doncic. No entanto LeBron, centro de gravidade do time a ser batido na Conferência Oeste, terá boas chances se driblar um possível e natural declínio técnico aos 36 anos.

O Los Angeles Lakers é forte candidato ao título e LeBron ainda é o melhor jogador do time até que Anthony Davis prove o contrário. Na temporada passada, com o rei em quadra, os Lakers tiveram eficiência ofensiva e defensiva bem maiores que em qualquer outra formação em que ele não esteve. Extremamente popular, o astro é um dos que mais cuidam da parte física e não por acaso só ficou fora de quadra em 4 dos 71 jogos dos Lakers na fase regular passada.

LeBron James no media day da NBA — Foto: Juan Ocampo/Getty Images

5º – Stephen Curry, dos Warriors

É impensável elaborar uma lista de candidatos a MVP da temporada e não cogitar entre os cinco favoritos Stephen Curry, considerado o maior arremessador de todos os tempos e que está no auge da carreira. Com Klay Thompson machucado e com Kevin Durant em Brooklyn, tudo indica que Steph terá uma temporada avassaladora, sendo sozinho o ponto focal no ataque dos Warriors.

Para que chegue ao fim da fase regular com boas chances de ser MVP, Curry precisará que seu time faça uma grande campanha. O craque terá boas peças complementares ao seu redor para buscar esse objetivo. O armador, que teve a quarta camisa mais vendida da NBA em 2020, produzirá grandes números ofensivos. Não se lesionar será fator chave para suas chances.