Tendas externas de triagem foram novamente instaladas nos hospitais e prontos-socorros 28 de Agosto e Platão Araújo a partir desta semana em Manaus. O recurso foi usado no pico da pandemia para atender pacientes com sintomas respiratórios.

De acordo com Josiani do Nascimento, coordenadora do Gabinete de Resposta Rápida da Secretaria de Saúde, as estruturas agilizarão o atendimento com a triagem na porta de entrada das unidades de urgência e emergência.

“As tendas têm o objetivo de ajudar na segregação dos pacientes de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Isso inclui Covid-19, todas as SRAGs específicas e não específicas. Atender, fazer uma triagem de forma ordenada e também garantir a segurança desses pacientes, porque é uma tenda aberta, vai ter um conforto para atendimento melhor desses pacientes”, diz Josiani.

Durante o pico da pandemia, a implantação das estruturas ajudou na identificação de pacientes com sintomas da Covid-19 e no encaminhamento, quando necessário, para internação.

Uma equipe com assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem atuará nas tendas. “(As tendas) vão ter profissionais qualificados para o acolhimento das famílias como assistente social, psicólogo, técnico de enfermagem, enfermeiros e, se possível, médicos, caso aconteça alguma coisa que a gente tenha que dar prioridade ao paciente dentro dessas tendas”, afirma Josiani.

Fonte: Amazonas Atual