O epidemiologista da Fiocruz, Jesem Orellana, no dia 11 de dezembro de 2020 recomendou pela quarta vez, que fosse adotado o Lockdown em Manaus: “deixei claro que se as autoridades sanitárias não fossem contundentes no freio da galopante taxa de contágio, seriam responsáveis por transformar janeiro no mês das lamentações e de luto”, disse. Ele observa que os primeiros dias de janeiro confirmaram a previsão e alerta outra vez, de que se as restrições não forem ampliadas por mais dez dias, “estaremos assistindo ao início de um novo ciclo de adoecimento e mortes”. Outro aviso!

Além de novos leitos

O cientista da Fiocruz observa que não basta a abertura de novos leitos hospitalares ou a construção de sepulturas verticais: ”temos de frear o contágio e os gastos milionários nas mais criativas frentes, as mesmas que incham cada vez mais a insaciável indústria da Covid-19”. Ele afirma que caso o cenário atual se mantenha, Manaus poderá sofrer uma Terceira Onda, mesmo com a vacina. Outro alerta!

Colapso da emergência

Em apenas um dia as chamadas em busca do atendimento do SAMU chegaram a 338, especificamente de casos envolvendo pessoas com sintomas da Covid-19.

Convocação para abrir hospital

A Secretaria de Estado de Saúde lançou o chamamento público para realização de Dispensa de Licitação, com o intuito contratar empresas interessadas em prestar serviços para o Estado no Hospital de Campanha Nilton Lins, que passará a atender pacientes de Covid-19, no período de 90 dias. As empresas interessadas em participar do chamamento público deverão comparecer nos dias 11 e 12 de janeiro, na sede do CSC, localizada na Rua Belo Horizonte, n°1.420, Adrianópolis (ao lado do Instituto de Idiomas Mackinley).

Kits de entubação

O Governo do Amazonas informou que dispõe de 422 mil doses de componentes que fazem parte do chamado “kits de intubação”. Também estão programadas entregas de mais de 373 mil produtos ainda na segunda quinzena deste mês. Os kits de intubação são compostos por 19 medicamentos, tendo funções como bloqueadores neuromusculares, reversores, hipnóticos, sedativos, entre outros.

Compasso de espera

Com as atividades suspensas até o próximo dia 17, seguindo Decreto anti-pandemia do Governo, a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) marcou para o próximo dia 15, uma reunião do Conselho Universitário que vai avaliar o quadro de contaminação no Estado para decidir sobre o retorno das aulas. A previsão é que a volta às aulas aconteça no dia 18, de forma virtual.

Parintins amplia isolamento

A alteração do toque de recolher no município de Parintins, para as 15h, começa a valer neste domingo (10). Até as 5h da manhã, haverá fiscalização nas ruas da cidade. O prefeito Bi Garcia (DEM) disse que está preocupado também com a quantidade de barcos lotados que estão chegando à cidade.

Figueiredo adota Toque de Recolher

O município de Presidente Figueiredo, que tem mais de 4 mil casos de Covid-19 registrados, também vive toque de recolher, decretado pela prefeita Patrícia Lopes (DEM). Das 22h às 5h está proibida a circulação de pessoas, exceto nos serviços essenciais.

Iranduba em lockdown

O prefeito de Iranduba Augusto Ferraz (DEM) decretou lockdown pelo prazo de quinze dias, até 23 de janeiro, em Iranduba. O município registrou mais de 3,5 mil casos de Covid-19 e mais de 60 óbitos. O único hospital da cidade, o Hilda Freire, está com 90% dos leitos ocupados e sem oxigênio suficiente. Das 14h às 6h da manhã as pessoas deverão permanecer em casa. A medida começou a valer na noite de sábado (9).

Pandemia atinge artistas do Garantido

Vários artistas do Boi Garantido estão sofrendo com a pandemia. Na madrugada desse domingo faleceu a coordenadora de backings vocals Roci Mendonça. No meio da semana foi a vez dos compositores Rafael Marupiara e Rubens Alves. O levantador de toadas David Assayag permanece internado, mas conforme informações oficiais, reagindo bem ao tratamento. A cantora Márcia Siqueira também testou positivo e está em isolamento em casa. A boa notícia foi a alta do cantor Leonardo Castelo que deixou o hospital onde estava.

São Gabriel em festa

Diferente da maioria dos prefeitos, Clóvis Saldanha, o Clóvis Curubão, reeleito em São Gabriel da Cachoeira, tomou posse na noite de sexta-feira (8), reunindo no ginásio do município nada menos que 23 etnias indígenas em uma grande festa. Sem máscaras, sem distanciamentos e com muitos abraços.

Comerciantes desobedecem

Não é apenas no interior que a desobediência ao Decreto Estadual anti-pandemia está acontecendo. Neste sábado (9), comerciantes da Avenida Grande Circular, na Zona Leste da capital, abriram as portas em horário normal, sem se importar com a proibição. Na Cidade Nova (Zona Norte), as cenas se repetiram.

Governador e Prefeito

O governador Wilson Lima (PSC) e o prefeito David Almeida (Avante) concordaram em ocupar as dependências do Campus da Universidade Nilton Lins. O governo vai reabrir o hospital Nilson Lins e a prefeitura prepara-se para abrir uma ala de atendimento exclusiva para casos de Covid-19 e outras síndromes gripais na UBS Niltons Lins, que funciona dentro do Hospital.

Fonte: Portal Único