A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) iniciou, nesta segunda-feira (18), colação de grau antecipada de alunos dos cursos da área da saúde. Estudantes de Enfermagem, Medicina e Odontologia receberão a outorga de grau de forma antecipada para atuarem, ainda neste mês de janeiro, no combate à pandemia.

Amazonas voltou a vivenciar novo surto de Covid. Com recorde de internações em janeiro, hospitais de Manaus passaram a sofrer com falta de oxigênio e pacientes com Covid estão sendo enviados para unidades de saúde de outros estados.

Segundo a UEA, 15 alunos de Medicina colaram grau, de forma virtual, na manhã desta segunda. A medida também foi tomada entre abril e maio do ano passado, quando o estado enfrentava a primeira onda da doença.

Na solenidade virtual, o Reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, afirmou que a missão “como médico é tornar o Sistema Único de Saúde (SUS) cada vez mais digno para que todos sejam atendidos de forma igual”.

A antecipação das colações tem como base a Lei Federal n. 14.040, de 18 de agosto de 2020, que orienta as instituições de Ensino Superior a abreviarem a duração dos cursos, obedecendo às regras, desde que os alunos tenham cumprido 75% da carga horária.

Os alunos da UEA que aceitaram colar grau antecipadamente, complementarão por 180 dias as suas atividades no Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: G1 AM