Chegou a 131 o número de pacientes com Covid-19 transferidos de unidades de saúde do Amazonas para outros estados. Na noite de terça-feira (19), mais 16 pessoas embarcaram de Manaus para o Maranhão, onde seguem internados. A expectativa do governo é enviar 235 pacientes com a doença para outros estados.

Com mais de 233 mil casos e 6,4 mil mortes decorrentes da Covid-19, o Amazonas vive um caos no sistema de saúde com hospitais lotados. As unidades de saúde não têm oxigênio suficiente para todos os pacientes, o que fez o Amazonas enviar doentes para receber atendimento em outros estados.

O último grupo saiu da Base Aérea de Manaus, do aeroporto Ponta Pelada, bairro Crespo, zona sul de Manaus. Treze pacientes estavam internados no Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, na zona leste, e três no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Zona Sul. Após análise das equipes médicas, o grupo apresentou condições clínicas para fazer a viagem.

Os pacientes foram transferidos em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que decolou por volta das 19h. Desde sexta-feira, pacientes já foram transferidos para unidades hospitalares no Acre, Distrito Federal, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pará e Goiás. Com o quantitativo desta terça-feira (19), o total alcança 131 transferências.

Fonte: G1 AM