As aulas da rede municipal das zonas urbana e rural de Manaus começam no próximo dia 18 de fevereiro, mas ainda não há definição se serão retomadas de forma on-line, híbrida ou presencial.
A data consta no calendário escolar da rede pública aprovado pelo Conselho Municipal de Educação para 2021 em dezembro do ano passado e publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município desta quarta-feira, 20.
De acordo com o calendário, o início do ano escolar para a educação infantil e ensino fundamental ocorre no dia 3 de fevereiro. Desse dia até o dia 10 do mesmo mês ocorre a Jornada Pedagógica para os professores. E dia 18 de fevereiro voltam as aulas para os alunos.
O recesso escolar do meio do ano será de 25 de junho a 5 de julho. O término das aulas para a educação infantil está marcado para 21 de dezembro, e para o ensino fundamental, 17 de dezembro. Já o término do ano escolar para os docentes ocorre dia 23 de dezembro para ambos.
O cronograma contempla 15 feriados, tirando o dia 1º de janeiro e 16 de fevereiro, incluso no recesso de Carnaval (15 a 17/02), celebrados antes das aulas começarem.
Consultada pelo ATUAL, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) informa que em relação ao formato para o retorno, a pasta faz uma avaliação diária, levando em consideração o cenário da pandemia de Covid-19, priorizando a segurança dos servidores, alunos e pais.
A resolução publicada no DOM traz ainda o calendário escolar da educação infantil e o do ensino fundamental da zona rural do Rio Negro, onde as aulas já começaram na última segunda-feira, 18. Na localidade, as atividades encerrarão em 19 de outubro na educação infantil e 14 de outubro no fundamental.
As escolas municipais da região possuem um calendário diferenciado devido às especificidades climáticas de vazante e cheia dos rios. Em razão disso, as aulas iniciam em janeiro, seguem até outubro, sem recesso escolar no meio do ano, incluindo alguns sábados letivos por mês.
Fonte: Amazonas Atual







