Entidades sem fins lucrativos anunciaram o envio de 1 mil cilindros de oxigênio para o Amazonas. Além dos cilindros, também devem chegar 620 kits de material de higiene, 46 totens de álcool em gel e 680 litros de álcool em gel para hospitais de dez municípios do estado e um município do Pará. A previsão é de que os cilindros cheguem entre sábado, 23, e domingo, 24.

A entrega será destinada à secretaria de Saúde, a secretaria deve repassar os cilindros para as seguintes unidades: Hospital Joffre Cohen, no município de Parintins; Hospital Municipal Coronel Pedro Macedo, em Nhamunda; Hospital Coriolano Cidade Lindoso, em Barreirinha; Hospital Cloves Negreiros, em Boa Vista do Ramos; Hospital Hilda Freire, em Iranduba; Hospital de Campanha de Manacapuru; Hospital Regional Darlinda Ribeiro, em Anori; Unidade Hospitalar de Novo Airão; Hospital Geral Eraldo Neves Falcão, em Presidente Figueiredo. Na capital, Manaus, os itens serão doados para o Hospital Platão Araújo, Hospital 28 de Agosto, Maternidade Ana Braga, e 18 UBs de referência ao atendimento a pacientes com COVID-19.

Também receberão doações a Igreja Presbiteriana de Manaus, que tem atuado junto com a Visão Mundial durante a pandemia, levanto atendimento de saúde a comunidades ribeirinhas pelo Barco Solidariedade, e o Hospital Dr. Dionízio Bentes, no município paraense de Faro.

As doações são feitas pela ong Visão Mundial, em parceria com a Igreja Batista de Água Branca (IBAB). A Visão Mundial já atua no Amazonas com apoio do Escritório de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

“Estamos trabalhando junto com igrejas e organizações locais para identificar as demandas mais urgentes e podermos enviar doações e também realizar a compra do que for possível localmente, para tornar a logística mais rápida”, disse Silvia Kivitz, coordenadora da IBAB Solidária.

Há 10 meses, vemos os efeitos da COVID-19 afetarem com mais força e menos piedade famílias e crianças mais vulneráveis. O estado do Amazonas vive uma situação extrema pela segunda vez. Os sistemas de saúde e funerário novamente estão entrando em colapso. As equipes de Visão Mundial estão trabalhando incansavelmente em todo o território nacional, e estão dando atenção especial ao Amazonas neste momento”, disse Martha aneth Rodriguez, diretora nacional da Visão Mundial.

Fonte: Amazonas Atual