Após nove dias de internação, morreu hoje por complicações da covid-19, em Manacapuru (a 100 km de Manaus), o paciente Emerson Júnior, 30. Portador de Síndrome de Down, ele protagonizou uma foto emocionante no último domingo (24) ao receber um abraço do enfermeiro Raimundo Nogueira Matos e, assim, permitir que recebesse oxigênio.

Assim que Emerson foi internado, o hospital pediu um leito de UTI à central de regulação do estado —a vaga contudo só foi disponibilizada ao menos cinco dias depois. O paciente havia apresentado melhora e a expectativa era de que fosse transferido hoje para uma UTI em Manaus, porém não conseguiu e faleceu nesta manhã.

“Fiquei muito triste, chorei muito”, contou, emocionado, o enfermeiro em entrevista ao site UOL.

Emerson deu entrada no dia 20 no hospital de campanha do município de Caapiranga com sintomas da covid-19. De pronto, ele ficou internado recebendo assistência, a expectativa era que ele conseguisse um leito em uma UTI em Manaus, a transferência foi solicitada, mas não houve retorno porque há uma grande fila de espera por leito no Estado.

A reportagem acompanhava desde domingo a saga da família de Emerson em busca de um leito de UTI em Manaus. Na segunda-feira (25), quando ele piorou, uma campanha chegou a ser lançada nas redes sociais, pedindo intervenção do governador Wilson Lima (PSC).

Na madrugada da terça (26), a situação ficou ainda pior, e ele teve uma parada cardíaca, tendo sido levado às pressas para Manacapuru, cidade-polo da região.

Infelizmente, nosso anjo não resistiu e se foi.

Fonte: Opinião Manauara