O início da vacinação contra a Covid-19 para idosos em Manaus lotou os postos de drive-thru, localizados em cinco pontos fixos na capital, nesta sexta-feira (29). Essa primeira etapa da campanha é voltada às pessoas com mais de 80 anos, que serão imunizadas com as doses da AstraZeneca/Oxford.
O atendimento é realizado por uma equipe médica, após triagem nos próprios pontos fixos da campanha. O formato drive-thru foi instalado para evitar aglomerações, e garantiu a aderência desse público, que ocupou as filas desde as primeiras horas desta sexta.
Em um dos postos drive-thru, no Shopping Philippe Daou, na zona Leste de Manaus, Maria Paiva, de 82 anos, incentivou a imunização e reconheceu a importância de receber a vacina.
Durante as vacinações, tantos os idosos quantos os familiares se mostraram emocionados por garantir essa imunização contra a Covid-19, que já levou mais de 7 mil vidas no estado.
Para a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) destinou um total de 50.398 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, que será aplicada em duas doses, com intervalo entre 8 e 12 semanas.
O número é suficiente para cobrir 100% dos idosos com 80 anos e mais, 100% dos idosos com idade entre 75 e 79 anos, e 37% dos idosos entre 70 e 74 anos de idade, no município.
Calendário
O cronograma utilizado para a oferta das doses é baseado na idade e no mês de nascimento dos idosos. A primeira semana de vacinação, entre os dias 29/1 e 3/2, é voltada para a população com 80 anos e mais. Na segunda semana, entre 4/2 e 9/2, serão contemplados os idosos entre 75 e 79 anos de idade. Na terceira semana (de 10/2 a 15/2), será a vez do público entre 70 e 74 anos.
Postos fixos
A vacinação acontecerá no horário de 9h às 16h, em cinco locais espalhados pelas diferentes zonas da cidade.
Esses locais foram estruturados para funcionar tanto como drive-thru, para as pessoas que podem se locomover usando transporte próprio, quanto como postos fixos, para quem se desloca a pé ou utiliza o transporte coletivo: Complexo de Exames do Detran (zona Norte), estacionamento da Universidade Paulista – Unip (zona Sul), balneário do Sesc (zona Oeste), Clube do Trabalhador do Sesi (Zona Leste) e shopping Phelippe Daou (zonas Norte e Leste).
Fonte: Em tempo







