O Amazonas registrou 17 casos de de SIM-P (Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica), doença associada à Covid-19 que atinge crianças recém nascidas e adolescentes. Dos 17 infectados, três morreram em decorrência de complicações da doença. A atualização foi divulgada pela FVS (Fundação de Vigilância em Saúde), na tarde desta quarta-feira, 3.

De acordo com o órgão, dois casos foram registrados este ano, um de Manaus e outro de Iranduba. O primeiro caso é o de um bebê de 12 meses, sexo masculino, e o segundo de uma adolescente de 14 anos, residente de Iranduba. Eles estão internados em Manaus.

Entre os sintomas da SIM-P estão: febre elevada e persistente, acompanhada de pressão baixa; conjuntivite; manchas no corpo; diarreia; dor abdominal; náuseas; vômitos; e comprometimento respiratório, cardíaco e gastrointestinal, associado a marcadores de inflamação elevados e evidência de Covid-19.

Crianças dos municípios de Manaus, Tabatinga, Careiro e Manacapuru já foram infectadas. A faixa etária delas varia de 1 ano até 14 anos de idade.

Em outubro de 2020, o ATUAL informou que a FVS estava apurando casos de Sim-P no Amazonas. Depois, a FVS divulgou a confirmação do primeiro caso no Amazonas, uma criança de 13 anos, moradores de Tabatinga.

Fonte: Amazonas Atual