As matrículas para novos alunos da rede pública do Amazonas já iniciaram, porém ainda existem muitas famílias com dúvidas sobre procedimento adotado nesse período de pandemia. A Gerente de Matrícula da Secretaria Municipal de Educação (Semed) Darlene Liberato conta que só no primeiro dia 34 mil pessoas forma atendidas por meio do plantão Web e serviço de 0800.
Até às 15h dessa segunda-feira (08/02), o site Matrículas Amazonas, provido pela empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), contabilizou mais de 34 mil solicitações de reserva de vaga, sendo 20.994 da rede municipal de Manaus e 13.635 da rede estadual. Os dados são obtidos das bases de dados do sistema de matrícula, que atende de forma simultânea o Estado e o Município.
Responsáveis precisam ir até escolas?
Pais não precisam procurar escola para realizar a matrícula do aluno, basta acessar o site www.matriculas.am.gov.br ou ligar para 08004344040 que vaga será providenciada.
Essa medidas remotas servem para não gerar aglomeração, evitando o descolamento do pais, muitas vezes com seus filhos, às escolas.
Não tenho documento, posso matrícular meu filho?
A Central de Atendimento de Matrículas atende estudantes: sem documentação ou com documentação incompleta; e pessoas que não têm acesso à internet; cadastro de imigrantes sem documentação também está sendo realizado.
Pais e responsáveis que se encaixem nesses grupos poderão ligar para o número 0800-434-4040, de segunda (08/02) até a sexta-feira (12/02), das 7h às 19h, para realizar a matrícula dos seus filhos, em escolas das redes estadual e municipal.
Quando acaba o período de matrícula?
Solicitações de reserva de vaga na rede pública de ensino estadual e municipal de Manaus, por meio dos canais disponíveis, seguem até esta sexta-feira (12/02).
Qual horário para realizar a matrícula?
O atendimento através da web funciona 24h, basta acessar para selecionar vaga. O 0800-434-4040 está disponível 12h por dia, para atender os pais que desejam matricular seus filhos.
Quando será o retorno das aulas?
O calendário começa no dia 18 de fevereiro com o projeto “Aula em Casa”. Conforme for diminuindo a pandemia, aulas remotas irão migrar para presenciais. No segundo bimestre os 6º e 9º devem retornar nas escolas.
Fonte: Portal Tucumã






