O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), disse que estuda acolher pacientes com Covid-19 de outros estados da região Norte, como Acre, Rondônia e Roraima, em reunião virtual promovida pelo Senado Federal na manhã desta quinta-feira, 11. O anúncio ocorre dois dias após o governo estadual anunciar que adiaria o apoio porque não havia reserva de leitos suficientes.

“A gente já começa a fazer um estudo e a já fazer essa construção de transferência de pacientes de outros estados daqui da região, como Rondônia, Acre, Roraima, que estão numa situação mais difícil, aqui para o Estado do Amazonas. São aqueles pacientes leves e moderados”, disse Lima aos senadores da Comissão Temporária Covid-19.

De acordo com o governador, a taxa de transmissão do vírus reduziu no estado após as restrições e a intensificação da vacinação. Até quarta-feira, 10, conforme dados da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde), 411.440 doses haviam sido aplicadas em todo o estado, sendo 318.535 de primeira dose e 92.905 de segunda dose.

“Nossa taxa de transmissão caiu muito. A gente chegou a estar em primeiro lugar, com uma taxa de transmissão de 1,3, hoje nossa faixa de transmissão é de 0,87. E a gente está trabalhando aqui, esperando o momento em que a gente chegue a 0,82 para que a gente possa ter um pouco mais de tranquilidade”, disse Lima.

Dados da Secretaria de Saúde do Amazonas apontam que a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) nos hospitais da rede pública, em Manaus, é de 75,96%, e de leitos clínicos é de 77,86%.

O apoio a outros estados da região norte ocorre após o governo flexibilizar as medidas restritivas de combate à Covid-19 no Amazonas. Lima, no entanto, disse aos parlamentares que os órgãos de saúde do estado acompanhando os dados porque “a gente ainda desconhece muita coisa sobre a doença”.

“Estamos no processo de flexibilização e retorno das nossas atividades econômicas. O comércio voltou a funcionar parcialmente, mantive serviços essenciais como supermercados, farmácias e outros que são importantes para atender a população neste momento. E agente segue observando os números porque a gente ainda desconhece muita coisa sobre essa doença”, disse Lima.

O boletim da FVS divulgado na quarta-feira, 10, apontou o diagnóstico de 1.349 novos casos de Covid-19, totalizando 327.523 casos da doença no estado. Foram confirmados 47 óbitos por Covid-19, sendo 23 ocorridos na terça-feira, 9, e 24 óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 11.388 o total de mortes no Amazonas.

Na terça-feira, 9, Secretaria de Estado de Saúde informou que a vinda para Manaus de dois pacientes de Rondônia, um no sábado, 6, e outro no domingo, 7, atendeu a um pedido da secretaria de Saúde de Rondônia e do Ministério da Saúde, tendo em vista que, na sexta-feira, 5, 90 pacientes aguardavam por leitos de UTI naquele estado.

O governo estadual afirmou que, ao atender os pedidos de forma emergencial, levou em consideração o fato de Rondônia prestar assistência a pacientes do sul do Amazonas. Na sexta-feira, 5, quando o primeiro pedido de remoção foi feito por Rondônia, seis pacientes com Covid-19 de Humaitá ocupavam UTI em Porto Velho, o que levou a pasta a abrir a exceção.

Fonte: Amazonas Atual