Durante lançamento do programa ‘Asfalta Manaus’, realizada na manhã desta segunda-feira (29), o prefeito de Manaus, David Almeida, alertou para a subida das águas do rio Negro deste ano, que chegou aos 27,16 metros na calha do rio Negro e segue na cota de alerta. O evento correu na avenida Itaúba, no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste da capital.

“Hoje, antes de vir para cá, recebi mensagens em meu celular que na calha do rio Negro, o rio que banha Manaus, o nível das águas atingiu 27,16 metros. Portanto, se avizinha uma grande cheia”, disse Almeida.

David Almeida advertiu que, “Não podemos afirmar tecnicamente, ainda, mas este ano pode ser a segunda maior cheia da história e precisamos nos preparar para isso. É uma enormidade a quantidade de chuvas que tem caído na nossa cidade. Aos níveis de hoje, essa pode ser a maior cheia, esperamos que não seja, pois há muitos problemas na cidade de Manaus e ontem à tarde, mais um buraco se abriu na avenida Djalma Batista”, preveniu o prefeito David Almeida.

O prefeito informou que nesta segunda (29) e terça-feira(30), vai se reunir com as equipes da Defesa Civil, da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (SEMMASDH), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e demais órgãos, para traçar as estratégias dos trabalhos que deverão ser desenvolvido na cidade, para minimizar os possíveis problemas que a subida das águas vai ocasionar. “Vamos nos preparar para, a que talvez, seja a maior cheia dos últimos dias”, precaveu.

Conscientização

O prefeito David Almeida comentou também durante o pronunciamento do programa ‘Asfalta Manaus’, que será feito uma campanha de conscientização com a população da cidade de Manaus, no sentido de descartar corretamente o lixo. “É inadmissível a quantidade de lixo retirada dos igarapés e rios de nossa cidade”, atentou o executivo municipal.

Madeiras apreendidas

As madeiras que foram apreendidas pela polícia e que estão nos galpões há mais de dois anos, o prefeito David Almeida disse que vai solicitar o material para empregar onde houver necessidade na capital, seja para a troca de tábua em pontes pela cidade, ou mesmo para fazer outros reparos em obras espalhadas pela cidade. Com isso, vai garantir uma economia em compra de material, já que, segundo ele, o cofre da Prefeitura lhe foi entregue com R$ 1,4 milhões menor que o esperado de recursos e, mesmo “com o coberto menor”, ele vai dar sequência nas atividades que planejou para a cidade.

 

Furtos  

David Almeida divulgou ainda, que um serviço de inteligência está sendo elaborado, para rastrear todos os veículos que farão o transporte do asfalto que será utilizado no serviço de infraestrutura, recapeamento e tapa buraco. Além de frear os desvios de material, diminuindo assim as despesas.

“Todas as caçambas terão rastreadores. Eu como prefeito quero monitoramento para saber que horas saiu, para onde foi levado e que horas chegou o asfalto. Temos tecnologia para isso e nosso distritos de obras terão câmeras de segurança e as empresas terceirizadas também serão inspecionadas. Vamos evitar os desvios e otimizar os nossos recursos.

Para reforçar as ações, entra na equipe o secretário de defesa social, Sérgio Fontes, que ainda está em trâmite na Câmara Municipal de Manaus.

David disse que o problema de furtos de tampa de bueiros já está sendo monitorado e, que alguns dos compradores já foram identificados, mas, que ainda há outros sendo investigados. E, que logo, logo vem novidades.

 

Asfalto

As zonas Norte e Leste devem ser as áreas onde o maior número de ruas receberão o serviço de revitalização. O prefeito David Almeida garantiu que não serão somente as ruas e avenidas principais que vão receber o asfalto, mas todas, sem exceção. Para isso, apesar do déficit de pessoal, que foi afastado por conta da pandemia e serem do grupo de risco, outros trabalhadores terceirizados vão integrar a equipe, e cerca de 1.617 ruas devem ser asfaltada em um prazo de seis meses. E a obra vai iniciar ainda neste inverno.

De acordo com o prefeito, todas as zonas de Manaus serão contempladas. Será disponibilizado um aplicativo para que a população também auxilie a prefeitura com informações de ruas esburacadas e outras demandas de infraestrutura na capital.

 

Texto: Conceição Melquiades
Fotos: Paulo César/Portal Tucumã