O presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Sérgio Litaiff Filho, recebeu, na tarde desta terça-feira (13), profissionais do turismo para ouvir as reivindicações do setor, um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. A reunião contou com a presença do presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE), Deputado Tony Medeiros (PSD).

Dentre as reivindicações junto à presidência, os operadores de turismo no Amazonas destacaram três principais pautas: auxílio emergencial, flexibilização das atividades e crédito financeiro. De acordo com o titular da Amazonastur, todas as demandas do setor serão encaminhadas para o Governador Wilson Lima na próxima reunião do Comitê de Crise, que comporta Órgãos Estaduais responsáveis pela formulação dos decretos de flexibilização das atividades em todo o Estado.

“As pautas que foram sugeridas aqui são pautas que a Amazonastur, juntamente com o governo do Estado, já vinha trabalhando nesse sentido de atendimento, de criar alguma forma de sobrevivência e juntar algum pacote de benefício para a categoria. Vamos levar essas pautas e trocar essas informações com o governador para verificar quais as possibilidades para fazer os atendimentos dessas reivindicações”, ressaltou o presidente da Amazonastur.

Sérgio Litaiff Filho reforçou, ainda, que seu cargo e o gabinete da instituição estão à disposição para a construção de mecanismos de mitigação dos impactos que a pandemia causou no setor de turismo, além de entender que a reivindicação é genuína.

O guia de turismo Carlos Sidney, um dos representantes do setor e que participou do encontro, agradeceu a oportunidade de diálogo com a gestão.

“Hoje nós tivemos aqui o acesso com o mais novo presidente do Amazonas, tivemos uma receptividade boa. Ele já veio com algumas apresentações que são interessantes para nós. Tivemos uma conversa que de certa forma foi transparente e temos uma expectativa boas que possa ser resolvido”, destacou Carlos.

Fonte: D24am