O governo do presidente Joe Biden prometeu nesta quinta-feira, 22, reduzir as emissões de gases de efeito estufa dos Estados Unidos em 50% em relação aos níveis de 2005 até 2030. A nova meta espera estimular outros grandes emissores a aumentar sua ambição de combater as mudanças climáticas.
O objetivo foi revelado no início da cúpula do clima organizada pelo presidente democrata, e surge no momento em que os Estados Unidos buscam recuperar a liderança global na luta contra o aquecimento global depois que o ex-presidente Donald Trump retirou o país dos esforços internacionais para cortar emissões.
Também representa um marco importante no plano mais amplo de Biden de descarbonizar inteiramente a economia dos EUA até 2050 – uma agenda que ele diz que pode criar milhões de empregos bem remunerados, mas que muitos republicanos dizem temer que prejudique a economia.
Espera-se que os cortes de emissões venham de usinas de energia, automóveis e outros setores da economia, mas a Casa Branca não estabeleceu metas individuais para esses setores.
Fonte: Veja







