Foi confirmado nesta quarta-feira, dia 2, um caso de variante indiana da Covid-19 no Paraná. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, este é o primeiro caso registrado no Estado, sendo que a paciente diagnosticada com a variante é uma idosa de 71 anos, com comorbidades.

De acordo com a secretaria, a mulher apresentou sintomas da covid-19 no dia 19 de abril, após ter contato com pessoas com a doença e fez exame RT-PCR para detectar o novo coronavírus no dia 26. Ela chegou a ficar internada em um hospital, mas teve alta logo em seguida. A idosa morava com o marido de 74 anos e o filho de 58. Os três foram diagnosticados com a covid-19, com o mais jovem falecendo no dia 17 de maio. A confirmação da variante indiana foi feita pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

“A equipe de Vigilância Epidemiológica municipal realiza acompanhamento dos familiares e contatos próximos e abriu investigação epidemiológica sobre o caso”, informou a secretaria, em nota.

Além do caso confirmado, o Paraná investiga outro caso suspeito de infecção pela variante indiana. Trata-se de um homem de 38 anos de Cascavel, no oeste do estado. A amostra coletada nele foi enviada à Fiocruz, que também fará o sequenciamento genômico do material.