Em reunião realizada nesta quinta-feira, dia 10, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram contra as ações que buscavam impedir a realização da Copa América e com isso, mantiveram a realização do torneio, que começará no domingo, dia 13. Seis dos 11 ministros votaram por não barrar a competição – formando assim a maioria, mesmo que alguns ministros não tenham votado ainda.

De acordo com o STF, três processos pedindo suspensão da competição estão sendo julgados em conjunto – todas alegando motivos sanitários para a não realização da Copa América.

O consenso até o momento é que o Supremo não tem competência para impedir a competição. Na visão da maioria, o poder de autorizar ou não a realização do evento cabe somente ao Executivo, seja local ou nacional. O que cabe ao Supremo é exigir que o Poder Público planeje e cumpra medidas sanitárias para mitigar o risco de disseminação da covid-19, compreendeu a maior parte dos ministros.

A primeira partida, entre Brasil x Venezuela, está marcada para as 18h do próximo domingo (13), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.