Em sessão nesta quarta-feira, dia 7, o presidente da CPI da Covid, o senador Omar Aziz (PSD), determinou que o ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, fosse preso. Aziz acusou Roberto Dias de ter mentido e ter omitido informações da comissão.

“Ele está mentido desde de manhã. Pedi várias vezes, mas tem coisas que não dá para admitir. Chame a polícia do Senado. O senhor está detido pela presidência da CPI”, afirmou Aziz a Roberto Dias.

Roberto Dias foi convocado a dar explicações sobre as acusações de que teria pedido propina de US$ 1 por dose de vacina em negociações e teria pressionado um servidor do ministério a agilizar a aquisição da Covaxin, vacina produzida na Índia. Dias nega as duas acusações.

A decisão de Aziz provocou reação da advogada de Roberto Dias. Ela afirmou que a prisão é um “absurdo” e que o ex-diretor deu “contribuições valiosíssimas” para a comissão.

Aziz argumentou que deu todas as chances possíveis para que Dias falasse a verdade. “Houve uma acusação contra ele, eu tentei várias vezes fazer com que ele falasse a verdade e ele continuou mentindo. Nós já sabíamos desses áudios antes do depoimento dele”, afirmou.

“Ele que recorra na Justiça. Ele está preso e a sessão, encerrada”, terminou Aziz. “Pode levar.”