BRASÍLIA — O G7, Grupo composto por senadores independentes e de oposição ao governo de Bolsonaro que atuam na CPI da Covid perdeu um integrante. Ainda assim, essa ala, que costuma dar dores de cabeça ao Palácio do Planalto, mantém a maioria na comissão, que tem 11 titulares.

Os integrantes do agora “G6” estão convencidos de que o senador Eduardo Braga (MDB-AM) abandonou o bloco após trocar de lado por interesses políticos e tentando garantir ajuda no pleito do ano que vem. Alguns especialistas até dizem que, essa mudada de lado também por ter acontecido por ele ter se desentendido com seu conterrâneo Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI, durante uma das sessões.

Renan Calheiros (MDB-AL), porém, ainda pode estar tentando fazer com que Braga permaneça unido aos que vêm torpedeando o governo. Além de eles serem correligionários, o senador e relator é grato ao colega de partido pelo fato de Braga tê-lo apoiado para ocupar a relatoria da comissão.

Este posto de destaque está garantindo a Renan uma exposição que ele jamais havia tido, como o próprio ele mesmo costuma reconhecer.