De acordo com o Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, ao menos uma nova variante do coronavírus que não circulava no Brasil foi introduzida no País por causa chegada de estrangeiros ao Brasil por conta da Copa América. Amostras colhidas no Mato Grosso com duas pessoas diferentes, que estavam com a doença, foram analisadas e comprovaram a chegada da variante de interesse B. 1 216, até então inédita em território brasileiro.

Os testes positivos foram de um colombiano e um equatoriano que estavam na cidade para o confronto entre Colômbia e Equador, que se enfrentaram na Arena Pantanal, em Cuiabá, na abertura do torneio, em 13 de junho.

No último balanço divulgado pela Conmebol, em 24 de junho, 166 pessoas relacionadas à Copa América estavam com o vírus. Os Estados mandaram para o instituto fazer a sequência de amostras vindas dos jogadores, comissão e delegações dos países.

A variante encontrada nos testes é originária da Colômbia, mas já chegou no Caribe, nos Estados Unidos e em algumas localidades da Europa. Variantes de interesse, como a B 1.216, são aquelas mutações que precisam ser acompanhadas mas que, até o momento, não trouxeram indicação de desenvolverem formas mais letais ou contagiosas da doença. Há ainda as variantes de preocupação, como a Delta, que têm essas características.