Pela primeira vez, a maioria da população acredita que a pandemia do novo coronavírus está sob controle, dado o ritmo de vacinação no país e as quedas seguidas da média móvel de mortes em decorrência da doença. A pesquisa Datafolha foi publicada nesta quinta-feira (15) pelo jornal Folha de S.Paulo.

Segundo o levantamento, 53% da população acredita que a pandemia está parcialmente controlada, e 5% acreditam que está totalmente controlada. Outros 41% sente que a pandemia ainda está fora de controle e 1% não soube responder.

Entre aqueles que acreditam que a pandemia ainda está fora de controle, a maioria tem idade entre 16 a 24 anos.

Os que reprovam o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) representaram 54% dos que sentem que a pandemia está fora de controle e 52% dos que nunca confiam nas falas dele.

Nessa quarta-feira (14), o país registrou queda pelo 18º dia seguido na média móvel de mortes em decorrência da Covid-19. Foram 1.556 óbitos e 57.736 novos infectados em todo o país. Os dados são do mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Em comparação com verificado há duas semanas, houve variação negativa de 19,1%, sinalizando desaceleração nos óbitos.

Vacinação

A pesquisa também contabilizou a impressão da população quanto à velocidade da vacinação contra a Covid-19 no país. Para 60% dos entrevistados, a velocidade da imunização deixa a desejar. Para 30%, ela está dentro do prazo e 9% acham que a vacinação está mais rápida do que deveria estar.

Para maioria da população (37%), o desempenho do Ministério da Saúde na aquisição de vacinas contra o vírus foi ótimo ou bom. Outros 30% disseram que foi regular, 31% classificaram como ruim ou péssimo e 2% não souberam opinar.

De acordo com o Datafolha, o número de brasileiros que têm medo de contrair a Covid-19 também foi reduzido: 46% disseram ter medo, 31% declararam ter pouco medo e 21% não têm medo nenhum.