Um meteoro bastante luminoso foi flagrado nas câmeras do Clima ao Vivo e da BRAMON, a Rede Brasileira de Observação de Meteoros, na madrugada de quarta-feira (14).

Tal fenômeno foi registrado por 15 câmeras dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Distrito Federal.

Confira no vídeo:

A passagem do meteoro ocorreu no litoral Sul da Bahia e, segundo análises preliminares da BRAMON, a rocha espacial foi completamente vaporizada na atmosfera.

Ainda segundo a BRAMON, ultimamente houve um aumento considerável de meteoros explosivos nos céus brasileiros.

O meteoro é um fenômeno luminoso que é gerado quando um fragmento de rocha espacial atinge a atmosfera em alta velocidade, aquecendo e ionizando o gás atmosférico à sua volta.

Na maioria dos casos, o calor gerado é tão alto que vaporiza completamente a rocha. Dependendo do tamanho, da velocidade e da composição dessa rocha, o meteoro pode terminar de forma explosiva, e se for mais brilhante que o planeta Vênus, também pode ser chamado de bólido. E nesse caso, o meteoro foi tão luminoso que também foi detectado por satélites que estão a 32 mil quilômetros de distância da Terra.

Com informações Portal IG