O Presidente da Angola, João Manuel Lourenço, rejeitou receber a delegação de parlamentares brasileiros que viajava ao país para representar a Igreja Universal do Reino de Deus. As informações são da Folha de S. Paulo.

A delegação é liderada pelo deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP), bispo licenciado da Universal.

O vice-presidente Hamilton Mourão pediu para que João Manuel Lourenço se encontrasse com o grupo, após cobranças da igreja para que o governo se engajasse na defesa da instituição na Angola.

A Igreja Universal, do bispo Edir Macedo, tem enfrentado uma forte crise no país africano, vários angolanos acusam missionários brasileiros de crimes financeiros.

Diante disto, a bancada evangélica no Congresso Nacional tem cobrado que o governo de Jair Bolsonaro atue para defender a igreja.

O governo brasileiro está preocupado com a queda do apoio da parcela evangélica da população. Foi o que levou Mourão a dialogar com Lourenço.

Segundo interlocutores ouvidos pela Folha de S. Paulo, o vice-presidente do Brasil pediu que o governo da Angola garantisse um tratamento justo à Universal nos processos judiciais e que o presidente recebesse os parlamentares evangélicos.

No entanto, o presidente de Angola não mostrou disposição para atender aos pedidos. Para Lourenço, não seria adequado o Poder Executivo local receber a delegação de parlamentares brasileiros.

Com informações de Folha de S. Paulo