A Polícia Federal monitora o caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como “Zé Trovão”, foragido após ter sido alvo de um mandado de prisão em 20 de agosto expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A PF identificou que ele está em um hotel no México –nas redes sociais, “Zé Trovão” divulgou vídeo no qual relata que representantes da embaixada brasileira procuraram o hotel em que ele estava.

Na semana passada, houve buscas em endereços do caminhoneiro em Joinville. Na ocasião, 13 mandados em 29 endereços foram autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes e atendem a um pedido da subprocuradora Lindora Araújo, da Procuradoria-Geral da República (PGR) na ação que investiga incitação a atos violentos e ameaçadores contra a democracia.

Segundo o despacho de Moraes, a Procuradoria Geral da República (PGR) sustenta que postagens e vídeos publicados demonstram que “Zé Trovão” teria convocado a população, por meio das redes sociais, a praticar atos criminosos e violentos.

Ainda segundo o documento, as justificativas das medidas cautelares levaram em consideração “a atuação dos investigados na divulgação de mensagens, agressões e ameaças contra a democracia, o estado de direito e suas instituições”.