Depois de Jair Bolsonaro (sem partido) prometer convocar o Conselho da República, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse através do Twitter que lideranças do Senado já acertaram a indicação dele e do senador Omar Aziz (PSD-AM) para que ambos ocupem os dois assentos que atualmente estão vagos.

“Recebemos a notícia de que Bolsonaro pretende convocar o Conselho da República. Pois bem! Já conversamos com os líderes partidários para que os dois indicados pelo Senado ao Conselho da República sejam eu e o senador Omar Aziz”, publicou.

Aziz e Randolfe são, respectivamente, presidente e vice-presidente da CPI da Covid no Senado e tidos como opositores do governo federal.

Diante da possibilidade de convocação, os senadores se preparam para uma votação relâmpago das indicações da Casa, se for necessário.

No Twitter, Randolfe lembrou que, além dele e Aziz, a composição também contaria com o líder da Maioria no Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), o líder da Minoria na Casa, Jean Paul Prates (PT-RN), e o líder da Minoria na Câmara, Marcelo Freixo (PSB-RJ).

Conselho de República

É um órgão consultivo do presidente da República que pode se manifestar sobre intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio, além de questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas, ou sendo, é um órgão de assessoramento da Presidência que discute medidas em momentos de crise.