Brasil – A Covid-19 poupou a vida de moradores de, pelo menos, 1.830 cidades do país nesta semana. Os dados são da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), que buscou informações em 2.461 prefeituras.

A confederação divulgou também que o número de óbitos aumentou em 5% dos municípios. Em mais da metade das cidades (59%), não houve internações por causa da doença, e em uma em cada quatro delas não foi registrado sequer um caso de Covid-19 na semana.

A vacinação de jovens entre 12 e 17 anos sem comorbidades ocorre em 63% dos municípios brasileiros pesquisados. Outros 37% imunizam pessoas entre 18 e 24 anos. E menos de 1%, acima dessa faixa etária.

A aplicação da dose de reforço em idosos teve início em 60% das cidades. Há uma semana, 31% dos municípios davam a terceira aplicação.

Segundo a pesquisa da CNM, feita entre os dias 20 e 23 de setembro, 75% dos gestores mantiveram a vacinação de adolescentes mesmo após a nota técnica do Ministério da Saúde publicada na semana passada que orientava a retirada desse grupo da campanha de imunização.

Na quarta-feira (22), a pasta voltou a recomendar a vacinação à faixa etária de 12 a 17 anos sem comorbidades.

Um em cada cinco municípios pesquisados ficou sem imunizantes nesta semana. A variante delta do coronavírus foi detectada em 13% dos locais, percentual próximo ao registrado na semana passada, de 12,1%.

Volta às aulas

A CNM perguntou pela primeira vez (esta é a 26ª edição da pesquisa) sobre o número de locais que liberaram o retorno das aulas presenciais.

O levantamento mostrou que 78% dos municípios retomaram as atividades nas escolas (1.921 cidades ouvidas). Em 23% dessas instituições de ensino já houve a necessidade de suspender as aulas em pelo menos uma turma por causa de casos de Covid-19.